Para falar sobre valor artístico ou cultural do grafite, é preciso diferenciá-lo da pichação. Ao contrário do que muita gente pensa, são duas coisas diferentes, embora a pichação também expresse opinião.
Atualmente, o grafite já é considerado uma arte, e o grafiteiro, um artista. Começou nas grandes cidades, ainda sob a forma de pichação, mas acabou por evoluir para algo mais nobre, com um sentido especial, o sentido da arte. Hoje já faz parte da rotina dos centros urbanos do mundo todo e também começou a desenvolver-se em cidades menores, contrastando com a cultura e tradição que cada uma possui.
A pichação, por sua vez, é crime previsto em lei. Sinônimo de vandalismo é responsável por uma enorme despesa aos cofres públicos, e particulares também, já que destrói e sujam monumentos públicos e a sinalização de trânsito.
Ainda assim, o grafite precisa garantir seu lugar no mundo da arte, onde ainda está ingressando e não é bem compreendido. Apesar de sua ligação com a pichação, expressa a cultura popular e começou a ser visto com outros olhos pelo mundo.
Nome: Mateus J. Zamadei
Turma: 31 B
Data: 09/03/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário