O grafite muitas vezes é uma forma de se expressar. É encontrado em paredes, viadutos, calçadas e em outros locais como sendo, de certa forma, uma decoração.
Sua função é chamar a atenção dos que o veem ser de modo, alvo de atenção.
Possui vários modelos, como coisas brincalhonas, divertidas, desenhos abstratos, que são usados como propaganda, e até expressam sentimentos.
Muitos dizem que o grafite surgiu do hip - hop, da pobreza, por confundirem grafite com pichação.
Pessoas que vêm de outros países para o Brasil, ficam encantadas com o grafite, tanto é que muitos grafiteiros hoje estão trabalhando no exterior.
Já a pichação é vista como algo sujo, poluição, que representa violência, vandalismo.
A pichação é feita somente para chamar a atenção de outros pichadores, como provocação, sem finalidade.
Os pichadores fazem isso por pura malandragem, sujam muros, locais públicos e privados.
O grafite é algo interessante, desde que seja feito em local apropriado e com autorização. É algo que diferencia a cidade, que chama a atenção dos que ali vivem e dos visitantes. E a pichação é uma coisa absurda, vista com indignação e desprezo pelas pessoas. Acho que quem faz isso deve se conscientizar de que está fazendo a coisa errada, poluindo um lugar público, que é de todos, e parar com esse tipo de vandalismo, pois só traz conflitos e desavenças.
A mudança do mundo e do próprio lugar em que vivemos, cabe a cada um de nós, fazer sua parte, começando pelas pequenas coisas.
Franciele Pertuzzatti
Nenhum comentário:
Postar um comentário