terça-feira, 13 de abril de 2010

A ARTE DO GRAFITE

Grafite, para alguns arte urbana, para outros pichação. Mas afinal o que significa realmente a palavra grafite? As pessoas tomam conclusões precipitadas a respeito de determinado assunto sem base em seu significado.
O grafite nada mais é que uma manifestação artística, que está presente em nosso cotidiano. Não há quem já não tenha visto um grafite pela rua, em muros, prédios, placas, pontes, enfim, em todo lugar.
Já a pichação é vista como uma manifestação de revolta, protesto ou simplesmente malandragem. O alvo dessas manifestações é direcionado a política, revolta com tudo que está acontecendo. Não existe idade, sexo ou profissão para os grafiteiros. Desse modo ele está cada vez mais estampado nas ruas. Entretanto, a área rural também ganhou um toque mais colorido, ao receber figuras estampadas em seus muros. Sem dúvida, o grafite já faz parte da cultura brasileira, assim como o futebol e o carnaval. Ambos têm um grande reconhecimento em outros países. Com o grafite não iria ser diferente. Existem galerias em Londres que foram grafitadas por artistas brasileiros. Eles são reconhecidos por outros artistas, que se inspiram no grafite brasileiro para criar seus próprios grafites.
Pichação é crime, grafite é arte. Ao pegar uma lata de spray, o malandro deveria pegar lápis e papel para ir aprimorando seus meios artísticos e fazer um belo grafite ao invés de se expressar com frases de baixo calão. Expressar os sentimentos por meio do grafite sim, o que é inaceitável é se apropriar de que o grafite não é crime e usá-lo como desculpa para o vandalismo no cenário público. Há outras maneiras de expressar o seu protesto ou sua revolta, com faixas ou passeatas pacíficas. Não destrói o patrimônio público e ninguém corre o risco de ser preso.


Nome: Carlin Turma: 31B

Nenhum comentário:

Postar um comentário