Os alunos do curso de Informática, do Ensino Médio Politécnico, elaboraram tutoriais para trabalhar alguns programas gráficos do Linux, vale a dica para quem quiser aprender a trabalhar:
SAMYLE- Gimp – Como remover o fundo de uma imagem
GIMP-
no Linux é um Programa editor de fotos e imagens semelhante ao
Photoshop.
-Abra
o Gimp.
-Vá
ao Menu File (Ficheiro) .
-Selecione
Open (Abrir) para abrir a imagem ou foto que pretende trabalhar.
-Ative
o menu Camadas do Gimp. Para isso, vá ao Menu Windows - Dockable
Dialogs - Layers (Camadas).
-Vá
ao Menu camadas e clique com o botão direito do mouse na imagem
"Fundo" e selecione a opção "Add Alpha Channel"
(Adicionar canal Alfa).
-Selecione
a ferramenta de caminhos do Gimp na ToolBox (ou pressione a tecla de
atalho B).
-Contorne
a parte da imagem que pretende
manter adicionando pontos de seleção.
Dica:
Poderá melhorar a qualidade do "recorte" aumentando o zoom
da sua imagem.
-Após
posicionar todos os pontos, vá ao menu Select (Seleção) e clique
em From Path (Do Vector) ou pressione as teclas de atalho SHIFT+V.
Surgirá uma linha à volta da zona selecionada.
-Vá
novamente ao menu Select (Seleção) e clique em Invert (Inverter).
-Clique
na tecla "Del" (Delete) para retirar o fundo da imagem.
-Para
guardar o resultado final vá ao Menu File (Ficheiro) e clique em
Save As (Guardar como).
-Indique
o nome da sua imagem, o diretório onde será guardada e por fim,
selecione o formato de ficheiro PNG, um formato que suporta o efeito
transparência.
GABRIEL - GIMP
Editando uma figura:
- Abrir a figura
- Ir a barra ferramentas
- selecionar o item "ferramenta de seleção por cor"
- clique na região da figura que deseja retirar
- caso alguma parte não esteja selecionada, arrastando o mouse irá selecioná-la
- se sobrarem pixels poderá utilizar a borracha para detectá-los.
GUSTAVO - Linguagem de programação VB.NET
Criando um Conversor de Temperaturas Simples em Visual Basic 2008.
Tutorial Criando Conversor de Temperaturas... por Gustavo_Marini
Download do Video: 4Shared
RONALDO E ROBERTO- Programa Inkscape
Informações- É um editor Open Source gráficos, com capacidades semelhantes ao Illustrator, CorelDraw, ou Xara X, usando o padrão W3C Scalable Vector Graphics, com formato de arquivo(SVG).
Para apagar: seleciona a borracha, clica e arrasta com o sinal de + sobre a figura a ser excluída.
Para inserir figuras: clica sobre o círculo. Aplica sobre o Ajustador e define o modo.
Inserir efeitos sobre as figuras: Clica no menu, em preenchimento e contorno (shift+ctrl+F) e aplica o efeito escolhido.
ALINE - PROGRAMA MUAN
Usando o Programa:
- modelar com massinha a cena, uma a uma e fotografar.
- Abre o Muan
- cada imagem será um Frame
- colocar cada imagem em uma pasta diferente
Ex. muan1, muan2,...
- importar imagens - Home -...
- Ir para 1 - trecho - duração 9; (9 segundos para ter tempo de visualizar)
- Ir para 2 - trecho - duração 9; seguindo cena a cena...
- Ao final seleciona PLAY.
GABRIEL - GIMP
Editando uma figura:
- Abrir a figura
- Ir a barra ferramentas
- selecionar o item "ferramenta de seleção por cor"
- clique na região da figura que deseja retirar
- caso alguma parte não esteja selecionada, arrastando o mouse irá selecioná-la
- se sobrarem pixels poderá utilizar a borracha para detectá-los.
GUSTAVO - Linguagem de programação VB.NET
Criando um Conversor de Temperaturas Simples em Visual Basic 2008.
Tutorial Criando Conversor de Temperaturas... por Gustavo_Marini
Download do Video: 4Shared
RONALDO E ROBERTO- Programa Inkscape
Informações- É um editor Open Source gráficos, com capacidades semelhantes ao Illustrator, CorelDraw, ou Xara X, usando o padrão W3C Scalable Vector Graphics, com formato de arquivo(SVG).
Para apagar: seleciona a borracha, clica e arrasta com o sinal de + sobre a figura a ser excluída.
Para inserir figuras: clica sobre o círculo. Aplica sobre o Ajustador e define o modo.
Inserir efeitos sobre as figuras: Clica no menu, em preenchimento e contorno (shift+ctrl+F) e aplica o efeito escolhido.
ALINE - PROGRAMA MUAN
Através do sistema MUAN, torna-se possível gravar imagens
fixas em seqüência e editá-las no mesmo ambiente, com uma interface intuitiva e
rápida performance. A instantaneidade favorece a espontaneidade e criatividade
do trabalho de animação. O MUAN não cria ou edita as imagens em si: está focado
na manipulação do seqüenciamento de imagens, conceito até então abstrato para
um leigo em animação. A concepção do sistema levou em conta todas as
necessidades detectadas em anos de prática da equipe do ANIMA MUNDI na
realização de oficinas de animação.
Usando o Programa:
- modelar com massinha a cena, uma a uma e fotografar.
- Abre o Muan
- cada imagem será um Frame
- colocar cada imagem em uma pasta diferente
Ex. muan1, muan2,...
- importar imagens - Home -...
- Ir para 1 - trecho - duração 9; (9 segundos para ter tempo de visualizar)
- Ir para 2 - trecho - duração 9; seguindo cena a cena...
- Ao final seleciona PLAY.
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